Andrew Matthews, no livro "Seja Feliz", nos diz:
Tudo que temos é o agora. As medidas de nossa paz de espírito e de nossa eficácia pessoal são determinadas por quanto somos capazes de viver o momento presente. A despeito do que aconteceu ontem ou do que possa acontecer amanhã, o agora é o momento em que se está.
Desse ponto de vista, a chave para a felicidade e para o contentamento deve ser a focalização de nossas mentes no momento presente! Uma das coisas mais lindas a respeito das crianças é o fato de elas se envolverem completamente no momento presente.
Elas conseguem se envolver por completo em qualquer coisa que estejam fazendo – seja observar um besouro, fazer um desenho, construir um castelo de areia ou qualquer coisa em que decidam aplicar suas energias. Mas, conforme nos tornamos adultos, muitos de nós aprendemos a arte de pensar e de nos preocupar a respeito de muitas coisas ao mesmo tempo.
Conseguimos deixar que nossos problemas passados e nossas preocupações com o futuro invadam e povoem o nosso presente de modo a nos tornarmos deprimidos e ineficazes. Também aprendemos a protelar nossos prazeres e nossa felicidade, muitas vezes desenvolvendo o conceito de que, em algum ponto do futuro, tudo será melhor do que agora.
Mas a questão é: nenhum de nós tem a garantia de que estará aqui amanhã. Por isso o agora é tudo o que temos! Viver o agora implica em desfrutar o que quer que estejamos fazendo, pelo simples fato de fazê-lo, e não apenas pelo resultado final.
Viver o agora significa expandir percepções para tornar o momento presente mais agradável. Cada um de nós tem a opção, momento a momento, de escolher viver de verdade, de se absorver, de permitir ser tocado e afetado pelas coisas. E todas as vezes em que vivemos o momento presente, afastamos o medo de nossas mentes.
Em essência, o medo é a preocupação com eventos que podem acontecer em algum ponto do futuro. Viver o momento inclui agir sem medo das conseqüências; significa fazer esforços para que haja envolvimento, sem a preocupação de haver ou não uma recompensa justa por isso.
Na verdade, o tempo não existe, exceto como um conceito abstrato na nossa cabeça. O momento presente é o único tempo que temos. Então, façamos algo desse momento!
Alguém já disse que:
META - a gente busca;
CAMINHO - a gente acha;
DESAFIO - a gente enfrenta;
VIDA - a gente inventa;
SAUDADE - a gente mata;
SONHO - a gente realiza...
E devemos realizar hoje, porque ontem já passou e o amanhã será sempre um mistério...
Hoje é uma dádiva que recebemos para escrever a nossa história, por isso se chama presente.
Então que seja uma bela história... este é o melhor presente que poderemos dar para nós e para nossos amores...
Meu irmão, de todas as tuas mensagens, esta foi a que veio mai de encontro com o que tenho estudado no momento, e realmente, só dominaremos os nossos medos, quando estivermos vivendo plenamente o presente.
ResponderExcluirum grande abraço e obrigado pela tua constante dedicação em dividir tuas descobertas.
Um forte abraço!!!
Paulo Cunha