segunda-feira, 29 de dezembro de 2014




AMIGO


Como seria bom ser o amigo
das horas borralheiras… Ao teu lado,
ouvir o teu silêncio e assim, calado,
falar de sonhos e sonhar contigo.

Tentar desassombrar do tempo antigo
as mais doces lembranças do passado.
Ficar de ouvido atento, acostumado
a mansuetude própria de um amigo.

Deixar que o sonho forje a realidade,
burlando os sentimentos de saudade
que as existências sempre têm consigo.

Permita que te diga esta verdade:
– Não existe maior felicidade
do que ser e saber ter um amigo.




Não temos como saber como será nosso próximo ano.
Ano novo, novos sonhos, novos planos, nova caminhada…
Mas, certamente colheremos os frutos do que plantamos em 2014.
Se preparamos o solo, se escolhemos bem as sementes, se as adubamos corretamente, com certeza, nossa colheita será pródiga.
.
Se eu pudesse escolher, pediria que o novo ano fosse a nossa estação de encontros, onde celebraremos os laços existentes.
Meu desejo é que nossos passos não se distanciem muito. Amigos não se encontram por acaso e um amigo é sempre necessário, mesmo que seja só para nos desejar um “bom dia”.
Se pudermos trocar sorrisos… sonhar juntos… que assim seja!
Mas, se por qualquer razão, nossos horizontes não forem os mesmos, lembremos com carinho dos nossos momentos… daqueles momentos em que o riso correu solto… daqueles em que nos preocupamos e até daqueles momentos em que duvidamos…
.
Feliz daquele que se inebria com o perfume de uma amizade.
.
Deus nos deu a lembrança para termos flores no inverno… então, que as nossas sejam as mais delicadas, as mais perfumadas e as mais coloridas.
E cuidemos para que o nosso ano novo seja realmente um novo ano:
– O melhor ano do resto de nossas vidas!
.
Obrigado por tua amizade neste ano que passou tão rápido…
Boas festas e muita paz!
.
Mário Campello

terça-feira, 8 de julho de 2014

. Costa Rica: - Que país é este?



A Costa Rica é um país da América Central limitado a norte pela Nicarágua, a leste pelo mar do Caribe, a sudeste pelo Panamá e a oeste pelo oceano Pacífico. É também costarriquenha a Ilha do Coco, no mesmo oceano. A capital é San José.
.
Além de apresentar um futebol exuberante, superando as seleções do Uruguai, Itália e empatando com a Inglaterra, Costa Rica ganhou a minha simpatia e admiração pela política que vem desenvolvendo ao longo de sua história.
.
Abaixo, listo 7 motivos curiosos e, ao meu ver, dignos dos maiores elogios:
.
1. Costa Rica é um dos países democráticos mais consolidados das Américas, e é o único país da América Latina incluso na lista das 22 democracias mais antigas do mundo. O país aboliu o exército no dia 1 de dezembro de 1948.
.
2. Costa Rica ocupa o quinto lugar a nível mundial na classificação do Índice de Desempenho Ambiental de 2012 e o primeiro lugar entre os países do continente americano.
.
3. Na classificação do Índice de Competitividade em Viagens e Turismo de 2011 a Costa Rica ficou no 44º lugar em nível mundial e em segundo na América Latina, superada somente pelo México.
.
4. Atualmente seu Índice de Desenvolvimento Humano é o sétimo melhor da América Latina e o segundo da América Central. Em 2010 o PNUD destacou que a Costa Rica está entre os poucos países que tem alcançado um maior desenvolvimento humano comparado com outros países ao mesmo nível de receita per capita.
.
5. Em 2007 o Governo da Costa Rica anunciou planos para converter-se no primeiro país do mundo neutral em carbono para o ano 2021, quando completar seu bicentenário como país independente.
.
6. Segundo a Fundação Nova Economía (FNE), Costa Rica ocupa o primeiro lugar no Índice do Planeta Feliz (HPI), o Brasil está em 9º lugar. O Happy Planet Index não é uma forma de quantificar quais os países mais felizes do mundo. É antes uma forma de medir a eficiência com que uma nação converte os seus recursos naturais em vidas longas e felizes para os seus cidadãos. Cada valor associado a um país tem em conta o nível de satisfação subjetiva, esperança média de vida e a pegada ecológica per capita.
.
7. E, se não bastasse o acima exposto, o presidente da Costa Rica, Luís Guillermo Solís, eleito em abril com uma votação histórica, após uma campanha que prometeu transparência e eliminação de gastos supérfluos, assinou um decreto que proíbe a inserção de seu nome em placas de inauguração de obras públicas e veta o uso de seu retrato em repartições do governo no país. Pontes, rodovias e edifícios entregues em seu mandato não conterão seu nome. — Eliminaremos as placas com nomes em todas as obras públicas no meu governo, pois as obras são do país e não do governo ou de um funcionário em particular — disse Solís. — O culto da imagem do presidente acabou, ao menos no meu governo.
.
Não é de se admirar um país assim?
.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Costa_Rica
http://oglobo.globo.com/mundo/governo-da-costa-rica-poe-fim-ao-culto-da-personalidade-presidencial-13030468#ixzz36bSPEUxW